terça-feira, 28 de junho de 2011

A Arte da Sonsice

A essa altura já é clichê aquela cena em que moças se reúnem para um encontro num bar, pedem os drinques e, não dá nem 10 minutos, uma delas começa a contar seus infortúnios amorosos.Passei por essa situação tantas vezes que perdi a conta, embora confesse que já fui muitas vezes a protagonista do drama. Há sempre uma de nós que está com problemas, levou um fora ou esta louca pra cair fora.
O roteiro vai se cumprir mais cedo ou mais tarde.Lá pelas tantas, a conclusão desolada surgirá na fala de alguém : " o problema é que os homens não aguentam as mulheres fortes, as que resolvem suas questões, ganham dinheiro, são donas da própria vida. É tão triste". Curioso é que, em geral, todas as amigas concordam com o enunciado. Balançam a cabeça, disfarçam a pequena dose de desconfiança. Discutir se isso tudo é verdade ninguém quer. Preferem mudar de assunto, falar das férias, da dieta, amiga ausente.É assim que um consenso idiota vai se formando.
Mas há uma outra turma ,as que estão muito convictas de que, para ganhar o jogo com os homens é preciso dominar a arte da sonsice. Elas descrevem orgulhosamente como jamais contaram para os maridos ou namorados, por exemplo, que ganharam um cartão de crédito da empresa em que trabalham. Ou jamais comentam os elogios que sua performance costuma receber. Enfatizam as dificuldades, fazem grandes dramas sobre mau humor do chefe e sempre , sempre dizem que estão sem dinheiro .
Morrem de rir quando contam isso tudo e são muito dispostas a ensinar suas manhas requintadas ás amigas preocupadas com o aumento que receberam e terão de dizer, mas cedo ou mais tarde, ao marido que anda numa fase difícil no trabalho. A malícia feminina pode ser bem engraçada conforme o talento da narradora das peripécias. Mas também soa meio patética.
Esses rapazes que identificam mulheres femininas deixando-se iludir pela falsa fragilidade precisam ficar mais espertos, tirar esse atraso, correr mais um pouco. Têm de chegar junto dessas garotas que miram bem lá na frente. Essas que se fazem de fracas e tontas devem saber que esse é um truque ruim. Mais cedo ou mais tarde, a fraude será revelada porque, já disse alguém , ninguém consegue mentir sobre algo tão esssencial o tempo todo - ainda mais alguém que se sente uma fortaleza.
E aquelas queixosas que vivem repetindo que os homens abandonam as mulheres poderosas, por favor , tomem muito, muito cuidado. Não dá mais para ouvir essa conversa. É um papo muito chato  que já mostra um problema. Se agente que é amiga não aguenta mais, por que um sujeito legal iria suportar?

Postado Por : @paulinhamoraaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário